Um bairro acolhedor, com perfil residencial, muita área verde e qualidade de vida. Assim é o São Lourenço, em Curitiba. Uma das regiões que vêm chamando atenção de quem busca um lugar tranquilo para viver, mas com toda infraestrutura. Para que você conheça melhor o bairro onde está localizado o Parque São Lourenço – um dos mais bonitos da capital paranaense -, selecionamos 5 vantagens de morar na região.
Neste artigo, você encontrará:
- Bairro São Lourenço – Curitiba
- Como é morar em São Lourenço
- 5 vantagens de morar no São Lourenço
- Encontre imóveis no São Lourenço
Bairro São Lourenço – Curitiba
A região em que o bairro São Lourenço está situado começou a se desenvolver no século 19 – com a povoação do antigo Caminho do Assungui, atual Rua Mateus Leme. Assim, a área que contava com chácaras e campos passou a concentrar estabelecimentos comerciais e virou ponto de parada, evoluindo com o cenário da erva-mate na capital.
Ganhou o nome em homenagem a São Lourenço ou Lourenço de Huesca, santo espanhol. Com a inauguração do Parque São Lourenço – um dos principais cartões postais e pontos turísticos de Curitiba -, em 1972, o bairro ganhou projeção.
Mapa do bairro de São Lourenço em Curitiba
Confira mais detalhes no mapa do bairro São Lourenço.
Como é morar em São Lourenço
O São Lourenço é um bairro que reúne os benefícios de um bairro residencial com infraestrutura completa. Isso significa que, além de viver com mais sossego e tranquilidade, os moradores contam com opções variadas de comércio, serviços e lazer.
Conheça a seguir 5 vantagens de morar no bairro.
5 vantagens de morar no São Lourenço
1. Perfil residencial
O bairro São Lourenço ocupa uma pequena região da capital paranaense, com área total de pouco mais de 2,3 km². No Censo de 2010 (levantamento mais recente), eram 6,3 mil habitantes e mais de 2,2 mil domicílios.
Com boa oferta de comércio e de serviços, ainda assim possui as características de um bairro residencial, o que resulta em uma região com menos agitação do que o centro da cidade, por exemplo.
2. Localização privilegiada
O São Lourenço tem uma localização privilegiada. É vizinho de bairros como Abranches, Ahú, Pilarzinho, Boa Vista e Barreirinha e conta com vias que garantem fácil acesso tanto à região central como a outros bairros de Curitiba.
Entre as principais vias que passam pelo São Lourenço estão a Avenida Anita Garibaldi e as ruas Mateus Leme e Nilo Peçanha. Outra vantagem é que também circulam pelo região várias linhas de ônibus do transporte coletivo.
3. Infraestrutura
Com ótima infraestrutura urbana – ruas pavimentadas, iluminação pública, redes de energia elétrica e de internet, entre outras -, o São Lourenço oferece completa estrutura de comércio e serviços como supermercados e mercearias, farmácias, bancos e postos de combustíveis.
Além disso, conta com colégios de educação infantil e ensinos fundamental e médio, como o Colégio Marista Santa Maria e o Colégio do Bosque Mananciais, unidade de saúde municipal e hospitais nas proximidades.
4. Lazer
É possível encontrar lazer e diversão para todas as idades no bairro São Lourenço. Há ótimas opções gastronômicas como restaurantes, cafés, confeitarias e bares. Entre os mais conhecidos estão o Bar do Victor – especializado em frutos do mar – e o Belleville Bar – hambúrguer, petiscos e cervejas especiais.
Outra vantagem é que morar no bairro é estar próximo da Pedreira Paulo Leminski e da Ópera de Arame – famosos pontos turísticos de Curitiba que recebem shows e espetáculos.
5. Áreas verdes
Morar no São Lourenço é também estar próximo a áreas verdes e ter a garantia de mais qualidade de vida: as árvores ajudam a filtrar a poluição do ar e a assegurar mais equilíbrio da temperatura ambiente. Além disso, esses espaços estimulam a prática de atividades ao ar livre e de exercícios físicos.
A região do São Lourenço conta com aproximadamente 645,3 mil m² de áreas verdes, segundo dados da Prefeitura. Além do bairro ter quadras arborizadas, o Parque São Lourenço é uma grande atração.
Parque São Lourenço – Curitiba
Um dos cartões postais de Curitiba, o Parque São Lourenço reúne natureza, áreas verdes e muita cultura, com espaço dedicado ao artista paranaense João Turin. O parque possui uma área de 203,9 mil m², com lago, ponte, playground (com brinquedos inclusivos) e muito espaço verde. O local conta ainda com pista de rolimã e para caminhada, ciclovia e quadra de vôlei.
História do Parque São Lourenço
O Parque São Lourenço é um dos mais antigos da capital paranaense. Foi projetado com o intuito de ajudar na recuperação da área devido a danos causados pelo rompimento da represa do Rio Belém.
A partir daí, a beleza da área acabou transformando o local em um dos parques mais visitados da cidade.
Quantos km tem o Parque São Lourenço
Para quem tem interesse na pista para caminhada e corrida, o Parque São Lourenço conta com um trajeto de cerca de 1,4 km, com trechos de subida e de descida. O local possui aparelhos para alongamento e aquecimento, bicicletário, banheiros e bebedouros.
Fotos do parque São Lourenço
Memorial Paranista
Outros destaques do Parque São Lourenço são o Memorial Paranista e o Jardim das Esculturas João Turin. Estão expostas no espaço ao ar livre esculturas gigantes do artista, um dos grandes nomes do movimento artístico e cultural denominado Paranismo.
João Turin é considerado um precursor da escultura no Estado e foi um dos fundadores da Escola de Belas Artes do Paraná. Também há obras do artista em exposição na galeria interna, com visitação gratuita. O local também abriga o Liceu das Artes, para a realização de cursos e um auditório para apresentações artísticas.
Com isso, o parque é uma opção de passeio completo, com arte, cultura e natureza. O acesso ao parque é gratuito. Mais informações a respeito do local e da visitação ao espaço cultural aqui.
Encontre imóveis no São Lourenço
Ficou interessado ou interessada em morar no bairro São Lourenço, em Curitiba? Os especialistas da Casa ao Lado – imobiliária e boa vizinhança estão à disposição para te dar mais informações a respeito do bairro e dos melhores imóveis nessa localização.
- Artigo Anterior Como começar a construir um sobrado? 5 dicas que vão ajudar
- Próximo Artigo 10 restaurantes ao ar livre em Curitiba: confira nosso guia